terça-feira, 28 de outubro de 2008

Hi-Fi, Alta Fidelidade


Hi-Fi é um termoque surgiu na década de 60 nos EUA para designar a reprodução de áudio feita por aparelhos de som com a maior fidelidade possível ao som real. Logo, deseja-se extinguir os efeitos de ruídos e distorções. Tais equipamentos de som fazem uso da estereofonia na reprodução do áudio. Entusiastas da alta-fidelidade são chamados de audiófilos, e sistemas em que a fidelidade é único compromisso são conhecidos pelo termo em inglês high-end.

Para se obter uma maior fidelidade os aparelhos de som se utilizam de uma ideia minimalista, em que se acredita que quanto menos estágios tiver entre o som captado, gravado, reproduzido e aplificado, menos interferências teremos.

Amplificadores de alta fidelidade se utilizam de transistores, entretanto se acredita que esse tipo de amplificação deixe a música mais emotiva, e não existe consenso entre qual tipo é melhor. Amplificadores também são encontrados em mono-blocos, isto é, amplificadores separados para cada canal, para evitar interferências entre os canais.

Gravações:

Na maioria das vezes só associamos alta fidelidade a um aparelho de som high-end e ambientes tratados acusticamente, geralmente não se sabe que as gravações também divergem muito em sua qualidade de gravação e tem enorme importância no resultado final. Para a captação em alta-fidelidade, é usado aparelho especial, as gravações são feitas sempre ao vivo e sem efeitos de som.

Não é por menos que os estilos mais encontrados na versão audiófila são a música clássica, o jazz e o blues. Essas gravações tentam recriar exatamente a sensação de estar no palco, o ambiente sonoro é feito com precisão. Contudo é possível identificar a localização de cada músico não só em largura no palco, mas também em profundidade, altura e até distância em relação ao microfone usado na captação. A ambientação é capturada em estereofonia e todas as reverberações e respostas do ambiente são fielmente capturadas, aumentando ainda mais a imersão na reprodução.

Percebe-se que os modos de gravação entre o áudio convencional e o Hi-fi são muito distintos, logo deve haver especialização ao tratar com este tipo de equipamento e mão-de-obra, portanto existem gravadoras especializadas neste tipo de trabalho, as que saíram na frente foram a Opus3 Records, Chesky Records e compilações feitas pelos principais vendedores de equipamentos de alta fidelidade, com a B & M(Bower & Wilkins, fabricante de caixas acústicas), Macintosh e Marantz (Fabricantes de amplificadores).

Nenhum comentário: