segunda-feira, 20 de outubro de 2008

PORTABILIDADE NUMÉRICA

Em apenas 45 dias, mais de 20 mil solicitações já foram atendidas. Após a liberação por parte da Anatel, cerca de 40 mil solicitações foram encaminhadas à ABR Telecom, entidade responsável pela administração da portabilidade numérica no Brasil e que mantém o registro de tais solicitações na Base de Dados de Referência (BDR).

A portabilidade numérica permite que um assinante seja o dono do número associado à sua linha telefônica, seja ela fixa ou móvel, garantindo dessa forma que o cliente troque de operadora e leve para a nova operadora o número que já possuía. No cenário anterior, mesmo insatisfeito, o cliente evitava mudar de operadora para não ter que divulgar o novo número para todos os seus contatos.

Inicialmente, a portabilidade foi liberada apenas para os DDDs 14(SP), 17(SP), 27(ES), 37(MG), 43(PR),62(GO), 67(MS), 86(PI). A previsão é que até março de 2009 o serviço esteja disponível para todo o país.

Um comentário:

Giordano disse...

Engraçado, em 2007

Quinta-feira, 22 de março de 2007 - 09h46

"SÃO PAULO – A Anatel anunciou os prazos para as teles implementarem a portabilidade numérica no país.

De acordo com a regulamentação, publicada no Diário Oficial, as companhias telefônicas terão até março de 2009 para concluir o processo de portabilidade numérica no país.

Um grupo de capitais ainda não definido deverá ter a portabilidade disponível antes, em no máximo 16 meses, afirmou a agência reguladora.

De acordo com a Anatel, 52% da população brasileira poderá se beneficiar da portabilidade de telefones fixos. Afinal, isto só será possível nas cidades onde existe mais de uma operadora fixa. Já a portabilidade numérica para celulares será possível numa área muito maior.

Com a portabilidade, o usuário passa a ser o dono de seu número de telefone e pode mudar de uma operadora para outra mantendo o mesmo número, seja de telefone fixo ou celular.

Em decisão anterior, a Anatel já havia definido que a portabilidade só vale para trocas de operadora fixa para fixa e móvel para móvel em áreas com o mesmo código DDD.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO"

Isso é a verdadeira face da tecnologia, antecipando metas e surpreendendo a todos cada vez mais.