Daniele fez uma pergunta sobre wi-fi e, na resposta, falei algo sobre hot-spot. Como profissional da área de TI, devo lembrá-los dos riscos ao utilizarmos hot-spots livres e sem criptografia. O uso de hot-spots com tais características devem ser evitados. Muitas vezes, ao ligarmos notebooks em locais públicos, encontramos sinais wi-fi sem qualquer criptografia ou controle de acesso.É um erro comum acharmos que tal rede foi mal configurada ou foi configurada por um leigo. A ausência de criptografia pode ter sido planejada para facilitar o roubo de informações dos usuários conectados em tais redes. Para se ter uma idéia do risco, normalmente, os webmails disponíveis no mercado só usam criptografia durante a autenticação (através de https) porém, depois de autenticado, todo o resto trafega sem criptografia e pode ser lido por um usuário mal intencionado.
Um comentário:
Daniele fez uma pergunta sobre wi-fi e, na resposta, falei algo sobre hot-spot.
Como profissional da área de TI, devo lembrá-los dos riscos ao utilizarmos hot-spots livres e sem criptografia. O uso de hot-spots com tais características devem ser evitados.
Muitas vezes, ao ligarmos notebooks em locais públicos, encontramos sinais wi-fi sem qualquer criptografia ou controle de acesso.É um erro comum acharmos que tal rede foi mal configurada ou foi configurada por um leigo. A ausência de criptografia pode ter sido planejada para facilitar o roubo de informações dos usuários conectados em tais redes.
Para se ter uma idéia do risco, normalmente, os webmails disponíveis no mercado só usam criptografia durante a autenticação (através de https) porém, depois de autenticado, todo o resto trafega sem criptografia e pode ser lido por um usuário mal intencionado.
Postar um comentário