
Estudiosos dizem que mais uma revolução nos meios de comunicação está para acontecer. Revolução esta que promete mudar 'completamente' o jeito do mundo de ver TV. A TV digital já foi implantada em algumas capitais do Brasil, tem dado certo porém ainda perde em relação a padrões e desenvolvimento.
Com todo esse desenvolvimento e possibilidade de 'programar' para TV digital, o software livre saiu na frente. Utilizando Java, a Sun lança uma plataforma de desenvolvimento para TV digital. O XLetView.
Segue na integra a matéria de Ricardo da Silva Ogliari e Juliana Rosa Santos:
Introdução
Depois que o governo brasileiro definiu o padrão de TV Digital no Brasil, o assunto, de certa forma, tomou proporções elevadas, sendo difundido em diversas mídias nacionais. Porém, a especificação da linguagem Java, designada especialmente para fornecer uma plataforma de desenvolvimento para este tipo de equipamento, chamada de Java TV, já estava disponível antes mesmo do anúncio oficial do governo federal.
Da mesma forma que acontece com diversas especificações da linguagem, também foi criado um emulador para simular uma TV Digital em um desktop, chamado de XLetView. Esse emulador é baseado na midlleware MHP e é Open Source. Ele fornece uma maneira fácil e rápida de testar as aplicações, chamadas de Xlets. O presente artigo objetiva apresentar de forma clara e rápida, uma visão rápida sobre a Java TV, demonstrando trechos de código para uma estrutura de aplicativo. Em seguida, fornece um breve roteiro de como o leitor pode compilar e emular seus códigos para TV Digitais na ferramenta XLetView.
TV Digital
A TV Digital ganhou projeção nacional nos últimos meses com o anúncio do padrão a ser adotado no Brasil. Sua adoção se dará gradativamente, porém, pode-se adiantar que seus benefícios serão grandes. Alguns autores comparam a mudança na transmissão da TV de analógico para digital, com a mudança da TV preto e branco para a TV colorida. Apesar da produção dos programas de TV já serem feitos de forma digital, o sinal ainda é transmitido de forma analógica. Além de fornecer melhor qualidade de som e imagem e possibilidade de transmitir diversos programas em um mesmo canal, seus sinais poderão ser capturados por diversos tipos de equipamentos, como em um telefone celular. E, quem sabe, em um futuro próximo, poderemos assistir ao jogo de nosso time preferido na tela de nosso smartphone, no relógio de pulso, seja em casa, ou dentro do carro, ônibus e assim por diante.
Além destas mudanças, adiciona-se a questão da interatividade, talvez a maior mudança no já costumeiro ambiente passivo do qual o telespectador assiste a seu programa de TV. Ao mesmo tempo em que assiste a seu jogo preferido, o telespectador poderá receber informações sobre cada jogador, notícias do campeonato, jogos, além de pode usufruir de uma nova forma de comércio eletrônico que já é chamada de t-commerce, entre outras inúmeras outras formas de interatividade. Estudos apontam para uma mudança de comportamento, onde o telespectador poderá vir a se transformar em um usuário, assim como funciona no mundo da Internet.
Além de tudo isso, a TV pode se tornar um elemento de extremo interesse para o comércio de grande porte, simplesmente pelo fato da maioria dos domicílios possuírem um televisor ou mais, e, as poucas pessoas que não usufruem deste equipamento, podem encontrar informações vindas pela TV em restaurantes, bares, etc.
Fica claro que este ramo não deve ser ignorado. Seu potencial é grande, e se a idéia da TV Digital realmente vingar no Brasil, muito conteúdo digital, desde entretenimento até negócios vai ser demandado, cabendo a nós, desenvolvedores, suprir estas tendências de mercado.
4 comentários:
olá,
tava pesquisando na net, e encontrei esse blog...
esses textos me ajudaram muito!
obrigada!!!
Já estou indo pesquisar sobre TV Digital :D
Estou deixando este link http://www.ginga.org.br/ que é do Ginga, Middleware Aberto do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD)
Giordano,
Estava lendo sobre este software e descobri que ele foi desenvolvido através de uma parceria entre a Sun Microsystems e o Fórum SBTVD, com o intuito de evitar pagamento de royalties. Isso possibilita o barateamento de televisores e conversores, justamente pelo menor custo do software. Além de que o Brasil leva grande vantagem com essa parceria devido a maior quantidade de técnicos em Java mundo (vc já deve estar nessa estatística rsrrssrss).
Essa parceria vai desenvolver tanto o mercado profissional quanto as pesquisas, sem falar na liderança midleware para tv digital que o país vai angariar!!!
No Brasil, as transmissões de tv por sinal analógico devem encerrar em 29 de junho de 2016.
Postar um comentário